RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Gestão de Projetos Organizacionais em Setores de Enfermagem

Qualidade Hospitalar Definida Como Cumprimento Integral de Acordos

Gestão de Empresas de Transportes

Temos como enfoque central uma assessoria direta às empresas usuárias de estradas e portos, e também sobre a Lei de Modernização dos Portos sob nº Lei 8630/93, a qual trouxe várias inovações nesse ramo de atividade como a criação do porto organizado, dos terminais privativos, do grupo executivo para modernização dos portos, do relacionamento com as transportadoras , o órgão de gestão de mão de obra avulsa, o conselho de autoridade portuária e o operador portuário.

Uma ênfase mais que importante é a sistematização da qualidade nas transportadoras, assim como a sistematização da gestão ambiental nas mesmas, quando aplicável.

Neste núcleo damos ênfase aos aspectos:

  • Gestão da qualidade e certificação ISO 9001
  • Direito (aspectos ambientais, cível, trabalhista e marítimo)
  • Gestão ambiental , com vistas à certificação NBR ISO 14001
  • Assessoria quanto a laudos técnicos e uso de produtos químicos
  • Assessoria quanto à segurança e saúde ocupacional e sua gestão, quando referente ao manuseio e transporte de produtos químicos
  • Gestão organizacional de empresas usuárias de estradas e portos
    • Elaboração do planejamento financeiro, gerenciamento e controle das atividades inerentes à gestão econômico-financeira (contas a pagar e receber) e contabilidade (geral, custos, fiscal, patrimonial), bem como pelas atividades de controladoria, elaborando relatórios gerenciais e análises para diferentes níveis como corpo de gestores e diretoria, assim como para os acionistas. Assegurar que os processos e demonstrativos financeiros da empresa estejam sempre adequados à legislação e garantir um planejamento tributário adequado e atualizado às constantes mudanças. Desenvolvimento de controles internos, foco na otimização de processos e redução de custos, desenvolvimento de sistemas e, sobretudo desenvolvimento da equipe financeira proporcionando melhor ambiente de trabalho.

Este núcleo do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos tem ainda como objetivo preparar profissionais e empresas CONTRATANTES de serviços de transportes rodoviários e marítimos:

- Exportadores / Importadores
- Terminais de carga ( alfandegados e não alfandegados )
- Operadores Portuários
- Empresas de navegação
- Agentes de navegação
- etc.
Funções que são levadas em consideração:

* operações de mar, com conhecimentos dos modais, dos agentes, da infra-estrutura, da economia marítima e dos custos;

* operações terrestres, com conhecimentos dos terminais portuários, da segurança e capacitação da mão de obra, gestão de fluxos dos modais terrestres, dos trade-offs logísticos e da tecnologia da informação;

* produto, com conhecimentos da tipologia das cargas (granel sólido e líquido, contêineres e carga geral), do comércio exterior (exportação e importação), do agenciamento, da nacionalização, dos trâmites legais, entre outros.

Principais atividades de treinamentos e consultorias técnicas:

  • otimização das atividades nos modais;
  • controle dos agentes;
  • controle da infra-estrutura e dos custos das operações do mar;
  • gerenciamento das atividades terrestres;
  • gerenciamento da tecnologia de informação e da logística;
  • gerenciamento dos tipos de carga e trâmites legais.

Principais atividades de treinamentos e consultorias organizacionais

  • SSMAQ - segurança, saúde, meio ambente e qualidade nos portos
  • EUREPGAP - garantia da qualidade de frutas e flores
  • ISO 14001 - gestão ambiental
  • ISO 9001 - gestão da qualidade
  • OHSAS 18001 - gestão da segurança ocupacional
  • SA 8000 - gestão da responsabilidade social
  • ISO 17025 - garantia da qualidade em laboratórios
  • ISO 10015 - gestão de treinamentos
  • ISO 19011 - gestão de auditorias de sistemas de gestão